Aulas Finais - Entrega

   Exercício Final - Detalhe

     6 de Dezembro a 20 de Dezembro de 2019
   
     Como proposta final, escolhemos um exemplo de um livro de detalhes arquitectónicos, com o propósito de o recriar.
     Para tal, foram usados os dois grandes programas ensinados ao longo do semestre: o Autocad e o Photoshop.
     Eu escolhi umas escadas que se encontram numa loja em Rotterdam, Holanda.
     O trabalho consistia em duas partes: a parte Autocad e a parte Photoshop.
     Com o Autocad, recriamos todos os desenhos arquitectónicos presentes na página do livro. As medidas dos desenhos encontravam-se no sistema americano de medidas: o pé e a polegada.
     Foi feita a conversão para o sistema universal, o metro, e foram assim recriados os desenhos através das medidas reais que eram dadas pelo livro.
     Durante o processo de recriação, deparei-me que o livro não se encontrava no maior dos rigores;
vários erros e atalhos na representação dos desenhos foram encontrados. Como por exemplo, a existência de diferentes números de degraus entre o alçado e planta. Na minha recriação, as escadas tem 16 degraus, como é mostrado na planta, tornando logo o meu alçado diferente do que aparece no livro, pois este continha 17. Além disso os cobertores e os espelhos foram retificados para cumprir com as normas do regulamento, o que não se verificava nos desenhos originais. Os degraus tem agora 17 cm de espelho e 25 cm de cobertor. Com estas alterações há a possibilidade dos desenhos se encontrarem um pouco diferentes do que no livro, no entanto, estão o mais próximo possível. As escalas dos desenhos recriados encontram-se na medida universal equivalente à americana (ou seja, os desenhos na escala 1/4=1'-0'' encontram-se na escala 1:48, e os desenhos na escala 1''=1'-0'' encontram-se na escala 1:12) . Curiosamente, mesmo depois das retificações, coube tudo na folha A4 com as medidas corretas e alteradas, nas escalas devidas, não havendo assim necessidade de cortar o desenho. Importante notar que mesmo com as medidas que foram alteradas nos desenhos, as medidas fixas, ditadas pelo livro, como a largura do degrau e a altura do vão das escadas, foram sempre respeitadas.
     Depois de recriar por completo a página do livro no Autocad, passamos para a parte do Photoshop.
     A premissa era inserir-mo-nos na imagem da capa do detalhe, através de um trabalho de edição de imagem. Depois de inserida a foto no PS e escolhido o local onde a minha imagem iria ficar, procedi a um trabalho de recorte. Por minha vontade, mudei a cor das calças, aplicando uma mudança de cor seletiva. Passei a minha imagem a preto e branco e adicionei um pouco de noise para combinar com a imagem da capa. Acrescentei também uma sombra do meu corpo, para ser realista a minha presença.

Link com todos os elementos da entrega final:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aulas 9

Aulas 7-8

Polignos